A maioria dos trabalhos de parto, em mulheres que vão ter seu primeiro filho, costuma durar de 12 a 18 horas (das primeiras contrações até nascer). Nossa, Carla, é muito tempo! Veja: você passou nove meses gestando seu bebê e será mãe dele ou dela para o resto da sua vida. Um dia é muito para parir? E quanto tempo a mulher precisa para dar significado àquilo que está acontecendo no seu corpo?
Mas neste post vou falar dos partos a jato, aqueles fora da curva. Se a evolução for muito rápida, você e seu acompanhante sabem como agir? Sua doula conversou com vocês sobre os sinais de que está bem perto de nascer?
Minha querida doulanda da foto acima é um ótimo exemplo. Quando seu marido me acionou e eu cheguei à casa deles, as contrações estavam fortes. Bem intensas, longas e frequentes; ela quieta, de olhos fechados, respirando, vocalizando. Conversei com a obstetriz, Natalia, e decidimos que seria melhor não avaliar em casa, porque parecia estar evoluindo super bem. Encontraríamos no hospital direto. Pedi que a gestante fosse fazer xixi antes de sairmos e ela mal conseguia andar. Melhor irmos logo, pensei. Marido levou as coisas para o carro, eu a ajudei a se vestir. No elevador, ao chegar na garagem, a bolsa rompeu e, imediatamente, veio uma contração com puxo. Ela entrou no expulsivo. Andamos até o carro, pedi que fosse deitada no meu colo no banco de trás. Liguei pra Nat: está empurrando, espera na porta do hospital, tá? E pro marido: pode ir rápido! Orientei minha doulanda a respirar soprando, junto comigo, para tentar não fazer força. Teve um momento na Marginal Pinheiros que ela disse: tô sentindo o bebê descer. Pedi que ela se tocasse, não sentia ainda a cabecinha, seguimos! Um pouco depois, pedi para ela me avisar se começasse a arder. Tá ardendo! Não faz força, respira, estamos quase chegando, a Nat e a Lela (fotógrafa) já estão lá. Chegamos! Saiu do carro, deitou na maca que a esperava na porta, nasceu na admissão após 2 ou 3 contrações – enfim livre para dar vazão à força do puxo involuntário.
O que você precisa saber, então?
– A mulher está na fase ativa quando tem 3 contrações em 10 minutos, durando 1 minuto cada uma, durante 1 hora pelo menos. Ok, mesmo assim pode estar longe de nascer. Mas fique atenta se a bolsa romper quando tudo já estiver muito intenso – pode acelerar mais ainda o processo.
– Se a mulher sente vontade de fazer cocô durante o trabalho de parto, tudo certo. Mas se a vontade for durante a contração, não é cocô e sim o bebê. Fazer força e empurrar DURANTE as contrações quer dizer que já está na fase final do parto.
– Outro ponto de atenção é uma pressão muito forte no ânus e na vagina, que significa bebê bem baixo.
– O finalzinho do expulsivo é o círculo de fogo, quando o bebê começa a coroar e a mulher sente arder. Isso quer dizer que ele já chegou ao períneo e logo, logo vai sair.
Se você tem uma doula, ela provavelmente te ajudará a identificar esses sinais de que o nascimento está próximo. E se você não planejou um parto domiciliar, avise sua equipe e vá para o hospital. Equipes humanizadas não desejam partos desassistidos. Isso pode acontecer em partos a jato? Sim, mas se você souber identificar que está muito acelerado, vai dar tempo!
Texto: Carla Dieguez
Foto: Lela Beltrão