Depoimentos de mulheres que acompanhei como doula ou educadora perinatal

 

“Eu sempre quis ter um parto normal, mas no meio da minha gestação descobri o que significa o parto humanizado, por meio de uma amiga e do livro transformador Parto Ativo. Abandonei minha antiga obstetra e fui em busca de uma equipe para me ajudar a ter o parto que queria. A minha sorte foi ter achado a Carla. Mandei um whatsapp para ela e, sem ela saber quem eu era, me respondeu de uma maneira super receptiva e carinhosa, do mesmo jeito que ela seria ao longo da minha gestação e parto. Logo depois, a conheci pessoalmente e sabia que ela seria minha doula. Ela me orientou mental e fisicamente (respirações, treinamento perineal) para o grande dia e também conseguiu deixar meu marido muito mais preparado! Posso dizer, sem sombra de dúvida, que a Carla foi essencial para eu ter o parto que queria. Não sei dizer como, mas ela me deixou confiante e calma quando eu mais precisava durante meu trabalho de parto. Do início ao fim a Carla foi presente, receptiva e respeitosa… tudo o que eu podia pedir de uma doula! Quanto eu penso no dia do parto, foi tão inesquecível..! E é incrível como a gente esquece a dor! A natureza manda!”

Vanessa, mãe do Mathias, parto natural hospitalar

 

“Experiência mais intensa da minha vida, de longe a mais animal e instintiva. O parto foi lindo e respeitoso e a Carla foi fundamental em todo processo. A cada encontro a gente se conhecia um pouco mais e nos preparávamos para o parto, pós-parto e amamentação. Carla tem mãos mágicas: durante o trabalho de parto, parecia que ela tirava a dor que eu estava sentindo. Alternava as massagens com Arthur, meu marido. Sempre ao meu lado, antevendo o que eu precisava com palavras doces e encorajadoras. Me senti muito segura e respeitada. Além de uma pessoa incrível, é uma profissional muito competente!”

Rahyja Afrange, mãe do Otto, parto natural hospitalar

 

“Pari aos 45 anos, batalhando muito para ter um parto normal, sem muito apoio da família nem médicos dispostos ao desafio. A Carla foi fundamental para eu ter conseguido. Me orientou antes com conhecimento e profundidade, esteve ao meu lado nas longas 23 horas do meu trabalho de parto, me apoiando, encorajando e acolhendo com uma sensibilidade incrível. Me senti amparada em todos os momentos, e ainda me tocam a delicadeza e a generosidade com que me acompanhou.”

Renata Amaral, mãe da Flora, parto normal hospitalar

 

“O que me ajudou a lidar bem com as dores do trabalho de parto foram: respiração relaxando, vocalização, mas principalmente a banheira e as massagens nas costas. Mas o que me ajudou mesmo foi a presença tão querida do meu marido e da minha querida doula, Carla Dieguez. Não tenho palavras para agradecer por tudo o que você vez por mim durante a preparação para o trabalho de parto e também durante o trabalho de parto em si. Me ajudou a me sentir mais relaxada, mais confiante, a aliviar minhas dores e a viver o parto de uma forma absolutamente transformadora. De coração, muito obrigada!

Carolina Fonseca, mãe da Marina e da Beatriz, parto natural hospitalar após uma cesárea

 

“A Carla é, antes de tudo, uma grande amiga, que eu admiro muito como mãe e mulher. Coincidentemente, fui eu a dar para ela as primeiras dicas sobre como percorrer o caminho até um parto natural. Por isso, tê-la no meu parto foi o fechamento de um ciclo de mulheres que se ‘empoderam’ e se apoiam. É muito bonito ver o caminho que ela percorreu, conquistando o seu parto natural e agora doulando outras mulheres, dividindo sua experiência, conhecimento e sensibilidade. Era meu segundo parto normal e no primeiro eu não tive o acompanhamento de uma doula. Durante minha segunda gestação, a Carla me ajudou a pensar em todos os detalhes do parto, e treinamos vocalizações que foram essenciais durante o trabalho de parto. Na fase expulsiva, a mais difícil para mim, sua ajuda veio de diversas formas: me incentivando com frases simples como “você está indo bem”; garantindo que o João Pedro, meu filho mais velho, estava tranquilo (que mãe pode parir sem ter certeza que seu outro filho está bem cuidado?); ou me lembrando que só precisava de mais um pouquinho de esforço para saber se quem estava chegando era o Francisco ou a Isabel.

Giovana Toledo, mãe do João Pedro e do Francisco, parto domiciliar após um parto normal hospitalar

 

“Eu estava indo para o meu terceiro parto normal e nunca tinha recebido nenhuma orientação sobre o que eu poderia fazer para meu trabalho de parto ser mais suave. E colocando em prática o que a Carla me ensinou nos encontros de preparação para o parto – coisas simples como as massagens que meu marido fez, ficar em diferentes posições, caminhar, usar a bola – eu vivi um trabalho de parto lindo, mais tranquila, mais relaxada. Segui sua orientação de procurar um local silencioso, fugir de muita luz, e fiquei andando na penumbra, cantando para ele; foi super bonito e foi graças à orientação da Carla. Nas outras vezes eu fiquei em cima da cama o trabalho de parto inteiro. Ninguém me disse que era para fazer diferente. No primeiro parto até tentaram me levar para a banheira e eu não quis, mas não tinha orientação prévia… Quando a informação vem antes do parto, você absorve melhor.”

Erica Fraga, mãe de Dante, Andrés e Benjamin, todos nascidos de parto normal hospitalar

 

“Seu trabalho foi feito com todo o carinho e dedicação e fez toda a diferença para eu aguentar até o meu máximo sem anestesia, respeitando muito minhas reações durante o trabalho de parto. Sua presença foi fundamental! Muito obrigada e sucesso, você é ótima!”

Tatiana Morales, mãe do Raul, parto normal hospitalar

 

“Desde que descobri minha gravidez, a Carla tem me ajudado. Acompanhou minha gestação e as dificuldades que ainda enfrentamos por optar pelo parto humanizado. O trabalho dela foi fundamental para eu conseguir o parto que desejei. Me marcou muito, durante o trabalho de parto, o jeito com que ela me olhava, a calma e a confiança que me transmitia naquele momento. Sempre atenciosa, me ajuda até hoje no puerpério. Acredito que doula é fundamental. Obrigada, Carlinha!”

Tatiana Miani, mãe do Antonio, parto natural hospitalar

 

“Super recomendo a Carla Dieguez! O seu trabalho como doula é fantástico. Não canso de agradecê-la por ter me ajudado e me encorajado a cada minuto. Obrigada do fundo do coração!!!

Julia Priante, mãe do Lorenzo e do Téo, parto normal hospitalar após uma cesárea